Polaroid

Concursos E Restaurante Oferecem 950 Vagas O Dia

Macetes Pra Detonar Pela Prova


São Paulo — Ter um currículo atrativo não é o suficiente para atingir uma chance em meio à decadência do mercado de serviço brasileiro. Pra que um potencial empregador decida chamar você para uma entrevista, ele primeiro necessita ser “fisgado” pelo seu CV. A importancia da peça é tão grande que mesmo profissionais excelentes conseguem ir despercebidos por um recrutador se cometerem erros graves ou até sutis no currículo.


É claro que conseguir um emprego é muito mais fácil se a tua carreira está entre as mais promissoras do momento, ou se a tua área não foi tão confusa pela recessão econômica que atinge a nação. Ainda dessa maneira, o cuidado com o CV podes entusiasmar as tuas chances independentemente da tua profissão ou setor.


Segundo Rafael Souto, CEO da consultoria Produtive, o mercado vive uma era de especialização crescente: as empresas buscam profissionais com competências cada vez mais específicas para resolver os seus problemas. Programa Trainee Da Fundação São Francisco Xavier Tem Inscrições Abertas Egressos Do Ensino Superior é que os currículos devem se tornar menos genéricos e mais precisos para chamar atenção. “O Como Interpretar Os Editais De Concurso Do Jeito Correto , então deve saber de forma acelerada qual é a área-assunto do candidato”, explica Souto. Não basta digitar alguma coisa vago como “finanças”, como por exemplo.


Explique o escopo do teu trabalho de forma sucinta, mas completa. Currículos muito generalistas, que parecem ser feitos pra preencher cada posição, costumam ser os primeiros a ser descartados. Como devem averiguar vários CVs em pouco tempo, os recrutadores tendem a preferir documentos mais objetivos e sucintos. Para Souto, é necessário contar o máximo com o pequeno número possível de palavras, em até duas páginas. A mesma economia precisa valer pro estilo visual do do currículo, diz Caroline Cadorin, gerente da consultoria Hays.


“Evite colunas, tabelas e cores excessivas”, orienta ela. “Prefira um formato limpo, que deixe descomplicado discernir as principais sugestões sobre o assunto você”. O design do CV é mais primordial do que parece. Até um detalhe tão sutil quanto a fonte do texto, como a clássica Arial ou a detestada Comic Sans, carrega recados subliminares sobre o assunto quem você é. Ao invés executar um único CV e usá-lo em todos os processos seletivos, é mais estratégico montar numerosas versões do documento, adaptando o tema de acordo com as exigências de cada contratante. Ajustar o currículo às especificidades da vaga se intensifica a pertinência da tua candidatura, diz Souto.


Esse detalhe auxílio a definir um dos maiores “dramas” dos recrutadores em tempos de crise e escassez de recursos: a impossibilidade de fazer uma contratação malsucedida. Se você evidencia os pontos de encaixe entre você e a organização, fica mais fácil pro recrutador avaliar se você é adequado ou não para a vaga.




  • A Soma é 87? :Muammar al-Gaddafi: Líder Fraternal e Guia da Revolução da Líbia

  • 3 Os deveres do Estado com o jovem

  • Professor Wellington Antunes - Direito Constitucional

  • Quer mais diversão que alimenta o cérebro

  • Experiências irrelevantes para a vaga



As duas partes ganham tempo. Mencione um certificado de competência pela língua. Alavancou as vendas do setor no seu último emprego? Dê a porcentagem de crescimento que você ajudou a oferecer. O seu currículo será mais persuasivo à quantidade que houver fatos — de preferência numéricos — pra provar o que você diz. Pra Bojikian, o currículo tem que contar uma história com início, meio e encerramento. Modificações bruscas de área, experiências avulsas e desconexas, lacunas sem definição: todos estes elementos criam questões e afastam recrutadores.


Idealmente, a carreira do candidato necessita ser composta por movimentos harmônicos entre si, mas isto não é o bastante. “Precisa haver uma simetria entre o histórico Como Treinar O Inglês Para o TOEFL E O IELTS? as características da vaga”, diz a especialista. “O recrutador precisa olhar a ligação entre o intuito da pessoa e o que ela desempenhou na carreira até aquele momento”. Outro segredo dos currículos que funcionam como “ímãs” de recrutadores são as competências linguísticas do candidato — o que vale pra aproximadamente todas as áreas de atuação. No final das contas, ainda mais empresas devem de candidatos fluentes em um idioma estrangeiro, especialmente o inglês. “Se você de fato tiver essa perícia, dê bastante destaque a ela e inclua certificações, se tiver”, diz Souto. Contudo não vale mentir. Se o seu grau de inglês for intermediário, não fale que ele é avançado. Candidatos que exageram habilidades no currículo são facilmente desmascaráveis na fase da entrevista — isto sem apresentar no desgaste que a trapaça circunstância à tua reputação diante o mercado.


Back to posts
This post has no comments - be the first one!

UNDER MAINTENANCE